Wednesday 27 December 2017

Revista forex # 104 no Brasil


Como outros conjuntos de habilidades, a boa negociação vem de uma combinação de talento e trabalho duro Os comerciantes mais bem sucedidos aprimorar suas habilidades através da prática contínua e rigorosa disciplina Eles nunca se esquecem de realizar auto-análise para entender quais são seus pontos fortes e fracos e quais Impulsiona seus comércios. Outra característica fundamental dos comerciantes bem sucedidos é a sua capacidade de manter o medo ea ganância fora da equação, centrando-se sobre a técnica em vez dos resultados e alterar a sua mentalidade psicológica para evitar os erros comerciais comuns devido a uma perda de emocional Controle. Mas o mais importante, os comerciantes bem sucedidos desenvolveram um sistema comercial ou estratégia, o que lhes dá uma vantagem no mercado A maioria deles desenvolveram sua própria técnica, geralmente com base em uma combinação de análise fundamental e ferramentas de análise técnica e indicadores. Trader FX Revista entrevistas com sucesso forex comerciantes em uma base regular, para ajudar os leitores a entender e seguir o O caminho certo para uma negociação bem sucedida nessas entrevistas você vai aprender quais estratégias top comerciantes usam, o que é seu conselho para os comerciantes de moeda e como eles conseguem resultados positivos constantes no forex. Interview com Jason Stapleton. Jason transformou 250 000 em 940 000 em 90 Dias durante o Desafio de Negociação Varengold Ele explica à Revista Trader FX as razões pelas quais ele decidiu participar de um desafio de negociação para fornecer provas, como CEO e chefe de negociação treinador 4xTradersLive, do que ele eo estilo de negociação ele ensina pode se tornar um comerciante bem sucedido , Diz, você deve seguir o conselho de um comerciante bem sucedido e tratar a sua negociação como um negócio Leia mais. Entrevista com Jarratt Davis. Jarratt Davis é um comerciante de forex bem sucedido que tem sido comercial profissionalmente desde 2008 e comércios para seus clientes através de um Londres Autorizada e regulamentada para gerenciar os investimentos de clientes através da FCA no Reino Unido. Nesta entrevista exclusiva, ele lança um pouco de luz sobre como a indústria trabalha S em um nível institucional e como comerciantes do varejo podem finalmente negociar com sucesso em uma maneira similar Leia mais. Interview com Tim Rea. Winner do Campeonato da Copa Mundial de 28 de Futuros e Forex Trading Tim Rea tomou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Copa 28 de Futuros E Forex Trading com um retorno de 104 12, provando que a negociação Futuros dos EUA e produtos Forex pode ser feito a partir de qualquer lugar do mundo Ao colocar no top três em 2010 e 2017 World Cup Championships - com um retorno de 156 em 2010 - ele tem Provado ser um comerciante de classe mundial Leia mais. Forex Magazine 2006 104 pdf 3 51 Mb. Revista Forex - Forex,,. FIBO TeleTRADE D J EUR USD 30 01 2006 USD JPY 120 Prata Canal 4- - - web. . 0.FOREX TRADERS. Jason recentemente transformou 250 000 em 940 000 em 90 dias durante o Desafio de Negociação Varengold. Jason Stapleton explica a FX Trader Magazine as razões pelas quais ele decidiu participar de um desafio de negociação para fornecer provas, como CEOand cabeça negociação treinador 4xTradersLive, do que ele eo estilo de negociação que ele ensina pode produzir. Para se tornar um comerciante bem sucedido, diz ele, você deve seguir o conselho de um comerciante bem sucedido e tratar o seu comércio como um business. His número um conselho como um treinador é para ficar Longe de salas de bate-papo, fóruns da correia fotorreceptora e redes sociais, para certificar-se seus comerciantes focalizam em uma maneira nova de pensar, de olhar no mercado e em se. Jason explica porque, uma vez que você tem um sistema que tenha uma expectativa positiva, 100 de O seu sucesso cai sobre a sua capacidade de negociá-lo dia após dia, razão pela qual ele se concentra muito na psicologia Embora ele tem uma paixão pela economia e política, ele desenvolveu uma abordagem puramente técnica para a negociação e explica por que há Nenhuma maneira possível para um comerciante privado que hasn t tem uma equipe de pessoas para tomar decisões com base em fundamentals. Can você pode nos dizer sobre a sua história Como você se interessou em negociação Quanto tempo você tem negociado para Qual é a sua experiência na negociação . Comecei a gerenciar meus próprios investimentos, comecei a colocar algum dinheiro fora, eu estava começando a construir um ovo de ninho e eu queria fazer isso sozinho Eu tinha a crença de que ninguém se importava mais com o meu dinheiro do que eu e eu não queria Para dar a alguém para colocá-lo em fundos mútuos Eu queria ser capaz de fazer a pesquisa eu mesmo Que rapidamente se transformou em Hey, eu poderia usar algum desse dinheiro para negociar com E eu comecei a negociar algumas opções Eu acabei perdendo bastante Muitas opções de negociação de dinheiro Mas eu tinha a crença de que eu poderia descobrir como fazê-lo Então eu continuei a estudar, comprar todos os livros, indo para seminários, então eu pensei que vamos ir em frente e comércio de ações Mas o mercado estava funcionando O lado curto, então eu decidi dar uma olhada Em futuros Então eu rolou de opções, para ações, para futuros e teve muito pouco sucesso Ao longo de muitos anos de prática, julgamento e erros, cheguei à conclusão de que o que eu realmente estou fazendo é saltar de sistema para sistema, de Mercado para o mercado e eu não estava focalizando o que a verdadeira questão era, que é a psicologia Um tem que se apossar da psicologia do mercado e sua própria psicologia pessoal, a fim de ser eficaz Ele realmente não importa se os sistemas são rentáveis ​​ou Não, se você não tem a disciplina para negociar dia após dia, sob um conjunto de regras e condições que você colocou fora, você não vai ser bem sucedido E quanto mais eu estudo e quanto mais eu leio e mais Eu falei com os comerciantes bem sucedidos, que é o que eles estão dizendo Richard Dennis disse que o melhor, ele disse Qualquer um pode criar um sistema de comércio que é 80 bom e é o melhor nunca escrito A questão é se ou não eles terão a disciplina para Eu comecei a trabalhar realmente Fortemente em minha psicologia, sendo disciplinado e fixo em um conjunto de regras Seguindo todas essas regras, eu comecei a crescer e agora, em vez de perder constantemente, estou constantemente vencendo, que é o objetivo final para quem está negociando. No Desafio de Negociação Varengold Primeiro, por que você decidiu participar Um monte de treinadores pregar, mas eles don t caminhar a pé. Por causa do meu negócio, eu ser atingido com um monte de gente que está me pedindo para coisas como Mostre-me o seu desempenho Registros assim, por muito tempo, eu costumava dizer aqui é o que nossos sistemas de comércio estão produzindo, aqui está o que estamos fazendo na sala de estar eo que estava voltando era Como posso ter certeza que seus números são verdadeiras, ou Deixe-me Ver suas declarações pessoais Mas eu não estou dando meus registros comerciais pessoais, aqueles são muito particulares E se eu fornecer os registros, eles dizem Como posso validar que eles são realmente verdade ou você está escondendo suas perdas, não há nenhuma maneira que você pode ser Alcançar tais resultados Assim, quando O desafio saiu Eu pensei que esta é a minha chance de fornecer provas do que eu, pessoalmente, eo estilo de negociação que eu ensino pode produzir É sobre um período de tempo É regulado por terceiros Eles rastreiam os resultados Então eu entrei e troquei Por 3 meses eu usei um sistema de negociação de balanço mais longo prazo, que eu desenvolvi E isso é o que eu faço agora eu recebo cerca de 10 a 15 negócios por mês O sistema em si, com o modelo de posicionamento de tamanho que eu usei no desafio de negociação, Apenas curto de 300 retorno ao longo destes 3 meses A marca de alta da água em que os comerciantes desafio foi de cerca de 309 em 3 meses, por isso um pouco mais de 100 por mês Deve ser esperado por comerciantes que estão chegando Absolutamente não eu estava negociando agressivamente Eu tenho feito isso há muito tempo E queremos atirar para rentabilidade consistente Isso é o meu objetivo final para as pessoas que eu ensinar ou trabalhar com. Você disse que começou com opções, em seguida, ações e futuros e que, após muitas tentativas e erros Você finalmente Encontrei a disciplina certa e psicologia Como você chegou a esse passo Como você encontrou o seu nicho e estilo de negociação É apenas uma questão de experiência. O que eu fiz foi eu fui encontrar alguém que foi bem sucedido e que tinha um esboço de Isto é como Ele deve ser feito Isto é como você se tornar um profissional comerciante E eu escutei cada única coisa que ele me disse para fazer Ele disse Isto é como você escrever um plano de negociação, e é assim que eu escrevi o meu plano de negociação Ele disse Isto É como você testar seu sistema, é assim que você strategize em um processo de desenvolvimento Eu uso uma sintaxe If-Then para todo o desenvolvimento de estratégia que eu faço E é muito simples, por exemplo, se o mercado faz isso, ENTÃO fazemos isso E nós tentamos eliminar tanta subjetividade fora de nosso comércio quanto possível E aquele é o que eu tentei fazer quando eu estava aprendendo ser bem sucedido Eu não quis a emoção para jogar todo o tipo do papel em minha tomada de decisão Uma vez eu comecei no trajeto , Levou algum tempo, levou meses e meses de tentativa e erro, Continuando a negociar e continuar a perder dinheiro, antes que eu finalmente tenho coisas pensadas Eu adoraria dizer-lhe que eu sou 100 curado de resposta emocional no mercado agora, mas eu não sou Ninguém nunca é Mas eu sei como o comércio agora E ele veio através de um longo processo de auto-reflexão e estudo, juntamente com a ajuda de alguém que eu sabia que foi bem sucedido. Na sua opinião, qual é a diferença entre um comerciante vencedor e um trader perdedor comerciantes. Winning tratar a sua negociação como um negócio Nos mercados de forex, corretores estão tornando mais fácil e mais fácil para abrir essas 500 ou 1000 contas Esses são os pontos de preço que as pessoas costumavam ir jogar com, em um fim de semana ou quando fazer uma viagem a Las Vegas Assim, a negociação de um monte de As pessoas não são nada mais do que jogos de azar Eles vêm, eles não têm um plano, eles don t sabem o que estão fazendo e eles estão tomando sinais sem saber por que eles estão tomando, e tudo isso acrescenta Ganhar os comerciantes têm um plano Eles Tratar sua negociação como um negócio e eles São extremamente disciplinados no que eles fazem Eles tomaram o tempo eo esforço para desenvolver um plano que eles sabem é eficaz e todos os dias eles se concentram em nada mais do que negociar esse plano Eles don t desviar dele Não é um jogo Eles re Muito sério sobre isso Aqueles são o tipo de comerciantes que eu gosto de ver vindo para mim, ou pessoas que dizem olhar Eu não tenho sucesso, estou perdendo dinheiro, eu sei que estou fazendo algo errado, mas eu estou empenhada em descobrir isso e Eu quero fazer o que for necessário para ser bem sucedido. Você mencionou que, quando você começou, mesmo que você não foi bem sucedido, de alguma forma você tinha a crença de que você poderia se tornar um comerciante bem sucedido Como você explica essa convicção É este típico de comerciantes bem sucedidos. Eu não sei que eu pensei que eu sou uma pessoa inteligente Então isso não é uma questão de eu não ser inteligente o suficiente para entender o que eu preciso fazer, isso é me não entender o que eu preciso fazer e não entender como eu preciso ir Sobre fazer isso Então eu procurei alguém Ne para me ajudar a descobrir isso E eu descobri que não tinha nada a ver com os sistemas que eu estava usando ou os planos de negociação que eu já tinha escrito Outra vez eu poderia ter tido uma estratégia de milhões de dólares juntos e eu teria Soprou essa estratégia Porque eu não teria seguido, eu não tinha nenhuma disciplina que eu não tinha gasto algum tempo trabalhando nos problemas reais que estavam causando-me a perder dinheiro, que eram emocionais Mas eu sabia que eu amava negociação Eu absolutamente amo Eu posso passar o dia inteiro assistindo ao mercado, ensinando sobre o que aprendi e estudei. Eu tenho uma paixão real por ele. E eu tinha uma crença central de que, se eu tivesse tanta paixão por isso, tinha que haver uma maneira Para mim ser bem sucedido nisso Então eu tomei uma decisão para ser bem sucedido Eu não me importo o que é preciso Eu não me importo o que é custa mim Eu vou descobrir isso e eu vou ser bem sucedido O que você vê no Varengold Trader Challenge e no que faço agora, no comércio e ensino, é um reflexo Sobre os anos de trabalho árduo que me levou para chegar de ponto a ponto E meu objetivo agora, é claro, é apenas para reduzir a quantidade de tempo que leva para os comerciantes para obter a partir do ponto A ao ponto B Para aqueles que querem Para ser bem sucedido, eu quero fazer essa transição o mais rápido possível. Você é CEO da empresa de treinamento Você criou a empresa Você pode nos dizer sobre este projeto e seu papel nele. Eu estava negociando em tempo integral de casa e eu estava ficando Só pensei, por que não começo a oferecer algum treinamento e abrir uma sala de negociação ao vivo para as pessoas entrar, ver o que eu faço e pode ser o comércio junto comigo Então eu coloquei um site pouco e barato - acho que gastamos 2 000 dólares para colocar o site em conjunto - e eu abriu uma sala virtual usando um sistema de software onde eu posso mostrar a tela do meu computador para as pessoas que eu só disse que é livre por uma semana, entrar e ver o que fazemos e eu comecei a As pessoas a dizer que você trabalharia comigo, então eu comecei a construir uma rede central de comerciantes que eu Mentored E que tem crescido e desenvolvido para o negócio que você agora see. I acho que as pessoas vêem em nossa empresa algo diferente do que vêem em outros lugares e especialmente no mundo Foreign Exchange Porque forex é tão desregulado Há um monte de trapaceiros Lá que estão olhando para pegar o seu dinheiro e nada mais Mas eu tenho um interesse adquirido em ver meus clientes ser bem sucedido Eu não tomo apenas qualquer um As pessoas têm que ajustar um perfil, eles têm que construir um lugar onde eles são financeiramente solvente, eles têm Para estar pronto para fazer o que é necessário para fazer a mudança O curso é muito caro em comparação com o que mais está lá fora no mercado Então, em troca eu tenho que dar um monte de informações, um monte de aconselhamento e um monte de trabalho. O que Sobre os resultados. Meu objetivo é levar os comerciantes de incompetência consciente para um lugar de competência consciente, onde dizem que eu entendo agora o que eu preciso fazer para ser bem sucedido e eu estou trabalhando todos os dias com o apoio de você e seu programa de treinamento A fim de tornar-se consistentemente rentável E muitos deles são agora eu trabalhei com uma grande variedade de comerciantes, por isso o curso em si tem sido muito bem sucedida, apenas na quantidade de pessoas ea resposta que estamos recebendo a partir do programa. Quanto tempo Você acha que um comerciante deve gastar em treinamento todos os dias E faz treinamento realmente fazer a diferença em termos de desempenho comercial. Sabemos cientificamente que, a fim de quebrar hábitos e reinstalar novos hábitos, é um processo de 60 a 90 dias Se por anos você acreditava Que os mercados estão torto e que o jogo é squeked em favor de grandes bancos e instituições, vai levar algum tempo para perceber que todos os gráficos são os mesmos, não importa qual instrumento ou período de tempo você está olhando, as formações padrão Trabalho E focamos 100 na análise técnica Ser parte da sala de negociação ao vivo e do grupo de clientes privados que eu tenho é extremamente benéfico para eles, porque isso ajuda a reforçar o que eu ensino no programa Nós temos que continuar Ue para reforçar essas crenças fundamentais para que possamos mudar a nossa percepção dos mercados e nossa percepção do que é o sucesso. O que você acha que vem em primeiro lugar para ter o direito comercial sistema ou ter a psicologia direita. Você tem que ter um sistema que Tem uma expectativa positiva e que é a terminologia de matemática que diz que se você seguir este sistema, ao longo do tempo vai produzir mais dinheiro do que perde Se você não tem isso, eu não me importo como você é disciplinado, você vai Ser disciplinado para trocar um sistema perdedor E que não vai ser eficaz Mas uma vez que você tem um sistema que tem uma expectativa positiva, 100 de seu sucesso cai sobre a sua capacidade de negociá-lo dia após dia E que cai completamente em psicologia Meu Uma vez que você aprende as habilidades, uma vez que você compreende como escrever seu plano comercial, como negociar seu sistema negociando, então tudo que você tem que fazer é se centrar sobre negociar o sistema que eu compreendo que lá é muito De debate sobre isso Algumas pessoas vão dizer que tem tudo a ver com o sistema que você tem, e eu discordo, porque se simplesmente ter um bom sistema comercial foi adequado para a produção de sucesso comerciantes - existem grandes sistemas de comércio livre lá fora, você poderia comércio Sistema de tartaruga de Richard Dennis s agora - um sistema de 21 dias breaokut - MACD Crossover produz realmente grandes resultados também Se fosse apenas sobre o sistema por que don t temos 90 taxa de sucesso em vez de 90 falha taxa É porque não tem nada a ver com O seu sistema Tem a ver com a sua psicologia, a sua capacidade de ser disciplinado no mercado. Como um treinador, o que é o conselho mais importante ou o que você dá mais freqüentemente a seus alunos. Primeiro que lhes digo é ficar longe de As salas de bate-papo e os fóruns da web Isso é um desastre absoluto Eles começaram a surgir como uma maneira para os comerciantes se reunirem e aprender uns com os outros e agora você vê grupos de redes sociais para os comerciantes de moeda e recebo e-mails todos os dias de pessoas i Nviting-me para participar de seu grupo de redes sociais ou encontrar uma maneira de colaborar para que eu possa compartilhar meu conhecimento e experiência com outros comerciantes Eu acho que é um lugar terrível para os novos comerciantes e aqueles que querem aprender a ser bem sucedido para ser Você don t Ver essas redes sociais e fóruns de bate-papo cheio de comerciantes altamente bem sucedidos que estão compartilhando anos de conhecimento e sabedoria É um grupo de outros comerciantes que estão perdendo dinheiro, que são vencidos e queixosos, usuários e tomadores, corrompendo as mentes dos comerciantes que têm uma verdadeira Interesse em aprender o que eles precisam estar fazendo Então é a primeira coisa que eu lhes digo Você não tem mais permissão para gastar a qualquer hora lá As informações que você recebe virão de mim, do nosso programa ou de outras fontes legítimas E eu as forneço Com estas fontes legítimas E que sa condição antes de se inscreverem para o meu curso, que para os próximos 3 a 4 meses eles vão fazer nada, mas o que eu lhes digo para fazer Porque eu quero que eles focados em um novo Maneira de pensar, uma nova maneira de olhar para o mercado e em si mesmos. Muitos comerciantes sonho de se tornar comerciantes profissionais em um curto período de tempo Quando você acha que um comerciante está pronto para esta importante step. It tem que fazer, em última análise, com dinheiro Vamos S dizer que você abrir uma conta de 25 000 dólares e você está fazendo muito bem gerando 10 por mês Agora você tem que olhar para o tipo de trabalho que você está fazendo eo salário que você está recebendo Você é um médico fazendo 300 000 dólares por ano O montante De capital que você vai precisar de ir a tempo inteiro com o seu comércio é muito diferente de alguém que é um encanador e faz 50 000 dólares por ano para que uma decisão muito individual e tem que fazer em última análise, com o tamanho do saldo da sua conta. Tipo de sistema que você ensinar em seu curso. Eu tenho vários sistemas para atender a comerciantes individuais Temos um sistema de negociação de dia que s chamado Trend Trader, o sistema T Squared, que é negociado basicamente terça a quinta-feira Então temos um sistema de swing trading que eu Chamar um sistema de CTS, que é um sistema de modelo de divergência de contra-tendência Então nós temos um prazo mais longo, como o sistema de posições de comerciante de dia, para aquelas pessoas que trabalham em empregos de tempo integral e claro que eu tenho o sistema que eu usei no Desafio de Varengold que eu Mostrar os comerciantes e que eu oferecê-los como um curso de estudo Mas ele requer um nível muito elevado de análise técnica e conhecimento, uma vez que usa um monte de Fibonacci e padrões de rácio, a fim de determinar a ação de preço E porque é difícil de aprender, eu criei Um grupo de clientes privados, onde os levo todos os dias através das configurações comerciais, mostro-lhes como estou desenhando os padrões Fibonacci, mostro-lhes o que esperamos ver, ofereço-lhes chamadas comerciais e lhes dou um plano para Sucesso E meu objetivo é que, um dia, eles serão bem sucedidos o suficiente para que eles não vão sentir a necessidade de usar os serviços anymore. Why você comércio Forex eo que você pode nos dizer sobre este mercado Quais são as vantagens e desvantagens de Moedas comerciais. Eu posso te dizer por que eu comércio de forex Eu adoro política e estou muito interessado em economia, no que o nosso Federal Reserve está fazendo e como isso vai afetar o negócio E como eu comecei a olhar para as minhas duas principais paixões - política e comércio - Um dos melhores pontos de venda para mim foi o câmbio, porque não só eu começar a estudar a política que estamos fazendo nos EUA, mas também o que o Banco Central Europeu e do Banco do Japão estão fazendo Como suas economias vão estar afetando Alguns dos benefícios da negociação de câmbio é que é um mercado não regulamentado É um mercado spot Você pode negociar lotes micro e lotes mini, o que significa que se você tiver apenas 5 000 ou 10 000 dólares você pode começar a negociação, enquanto que em O mercado de futuros você precisa de 30 000 a 50 000 dólares de capital inicial, apenas por causa do custo de compra do contrato Então, no mercado forex, mais pessoas podem participar. Mas você usa seus conhecimentos fundamentais e informações em sua negociação ou você ter Uma abordagem puramente técnica. Não, eu não uso nada disso no meu comércio Isso é o que é engraçado é que eu li todas essas informações econômicas o tempo todo Mas quando eu me sento no meu computador, eu sou 100 um comerciante técnico Eu não T se todos os outros no mundo diz que o Banco Central Europeu vai aumentar as taxas de juros Se meus gráficos estão me dizendo que eu preciso ser longo ou curto, é isso que eu vou fazer Eu sei que vários comerciantes análise fundamental, Eu não estou sugerindo por qualquer meio que você não pode ser sucesso como um comerciante fundamental, mas o que eu posso dizer é que cada comerciante fundamental que eu sei tem uma equipe de pessoas que não fazem nada o dia todo, mas a investigação Mas se você é um Comerciante individual, trabalhando em casa, não só você não tem acesso à informação que você precisa para tomar uma decisão inteligente, mas mesmo se você fez, você não poderia passar por tudo isso Não há maneira possível, na minha opinião , Para um comerciante privado que não tem uma equipe de pessoas, para fazer edu Então, o que fazemos é que eliminamos toda essa subjetividade e nos concentramos exclusivamente na análise técnica. O que você pensa sobre a negociação algorítmica totalmente automática. A maioria dos sistemas que as pessoas vão correr em linha - estes 99 para 200 sistemas - são apenas lixo Você provavelmente vai perder cada centavo que você colocar lá Os sistemas podem ser automatizados e estamos trabalhando em automatizar um par de nós, mas novamente volta a esta questão da psicologia O que acontece se você começar Usando um sistema de negociação totalmente automatizado e você executar em um drawdown O que acontece quando esse sistema gera 3 ou 4 perdas em uma linha O que normalmente acontece é que o comerciante entra e começa cortando comércios curto, parando o comerciante automatizado pouco antes de ele corre de volta 2 ou 3 vencedores que teriam compensado todas as perdas Se você está usando um sistema de negociação automatizado ou seu próprio plano de negociação, você tem que ser disciplinado sobre isso eu aconselho meus comerciantes para s Tay longe de qualquer sistema automatizado, simplesmente porque se você tem um sistema de milhões de dólares, existem fundos de hedge e bancos que iria pagar milhões de dólares para ele Então, por que você está vendendo-o para 99 99 na internet. Você gostaria de dar Qualquer outra peça importante de aconselhamento aos nossos leitores. Eu diria apenas que se você não é um comerciante bem sucedido agora, mas você quer ser, tomar uma decisão que você quer ser bem sucedido e, em seguida, encontrar alguém que você sabe é bem sucedido , E ouvir o que eles vão te ensinar Esse é o melhor conselho que posso dar, porque este é o conselho que me levou para onde eu estou Continuar a aprender e crescer Gastar algum tempo trabalhando na psicologia comerciantes Há um grande livro chamado Mercado Wizards por Jack Schwager - é uma das leituras necessárias para os meus cursos - e é apenas uma lista de cerca de 20 grandes comerciantes e como eles se tornaram bem sucedidos Uma das melhores coisas que você pode fazer como um comerciante é emular aqueles que têm Já foi bem sucedida.

No comments:

Post a Comment